quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Franquia – A repetição de um bom negócio!

     Em uma definição simples, Franquia é a repetição de um empreendimento de sucesso. Negócio este, testado e aprovado ao ponto de se tornar uma referência ou marca, que padronizado através de metodologias e sistemas torna-se passível de reprodução.

     Quase uma febre do momento pela promessa de um sucesso rápido, a franquia atrai muitos empreendedores novatos que em alguns casos, experimentam o sonho se transformar em pesadelo. “Franchising” realmente é uma excelente forma de reproduzir um negócio de sucesso e possibilitar aos empreendedores a realização de sonhos, porém deve ser analisada com as ferramentas adequadas e segundo o maior realismo possível.


     Do lado de quem oferece a franquia é necessário adequar-se as exigências da Lei de Magalhães ou Lei das Franquias (Lei 8.955/94) a qual disponibiliza, em seus artigos, a instrumentalidade necessária para garantir segurança jurídica no momento da contratação deste tipo de negócio. Toda oferta de franquia, segundo a lei, deve ser feita através de um documento chamado de “COF” (Circular de Oferta de Franquia) que obrigatoriamente deve conter todas as informações detalhadas do negócio, e ser entregue ao interessado pelo menos 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato ou pagamento de qualquer valor, tudo para garantir a tomada de uma decisão consciente e racional.

     Já vi empreendimentos brilhantes, porém o sucesso estava vinculado ao carisma do proprietário original, e, portanto, não foi possível transformar estas habilidades pessoais em padrões ou sistemas por mais que desejasse transformar o negócio em franquia. Assim, a principal característica para um negócio virar franquia é a possibilidade de padronização de toda cadeia produtiva. É necessário dividir, dissecar, decompor toda a estrutura do negócio em passos únicos que possam ser reproduzidos por qualquer pessoa, através de treinamentos e consulta aos manuais de criação, implantação e operação.

     Antes de pensar em transformar seu negócio em Franquia ou buscar uma opção deste tipo de negócio disponível no mercado, busque mais informações, estude, pense racionalmente, consulte um especialista ou ao menos peça a ajuda de alguém para fazer uma critica realista do empreendimento. Começar certo é o primeiro passo do sucesso!

Em caso de dúvidas especificas sobre este tema, consulte um especialista: https://www.jlpalmeira.com.br/areas-de-atuacao

4 comentários:

  1. Excelentes esclarecimentos. Nada se compara a opinião profissional.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por escrever sobre o tema compartilhando informações tão úteis para a atualudade que estamos vivendo com nossos empreendimentos.

    ResponderExcluir
  3. Este artigo fala com propriedade sobre um tema relevante para nossos empreendimentos no mercado atual brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Profissionalismo para tomar decisões.Nisto que acreditamos!

    ResponderExcluir